Webcomics - capa

Última modificação em 3 horas ago por Verbum Conteúdo

Assim como qualquer manifestação artística, as histórias em quadrinhos passaram por várias transformações ao longo dos anos. Das charges em jornais, passando pelas revistas vendidas em bancas e chegando na era digital no formato de webcomics, as HQs sempre foram relevantes.

Versáteis para apresentar narrativas abordando os mais variados assuntos – inclusive funcionando como um interessante veículo no ambiente corporativo – as histórias em quadrinhos podem ser muito bem uma parte das estratégias de Marketing Digital, por exemplo.

Por meio desse artigo, a gente vai mostrar para você os super poderes das HQs, apontando que elas podem ir além das histórias sobre heróis mascarados e vilões megalomaníacos.

Vamos falar sobre as histórias em quadrinhos em tempos de internet, mostrando o que são os webcomics, como elas podem apresentar vantagens para empresas, otimizar o posicionamento das marcas, viabilizar treinamento de funcionários e consolidar uma melhor interação com o público.

Também apresentaremos alguns detalhes relevantes sobre o processo de criação e de divulgação de uma HQ digital, salientando também a importância de uma boa editora para produzir um material pautado pela qualidade.

A Comics Digital – ou o webcomic, como você preferir – é uma mídia a mais em um ambiente onde o conteúdo é um bem muito valioso. Por isso, para saber mais sobre o assunto, confira esse artigo!

O que são Webcomics?

Para entender melhor o conceito de webcomics, é interessante conhecer também como surgiu essa palavra. Em termos gerais, Comics é o nome popular das histórias em quadrinhos nos Estados Unidos. Esse tipo de arte foi batizado assim porque, durante muito tempo, tais histórias, publicadas no formato de charge em jornais, carregavam um forte teor cômico e humorístico.

Aí não teve jeito e, a partir disso, foi um pulo para todas as histórias em quadrinhos – de humor ou não – serem chamadas de Comics.

Um notório exemplo disso é, nos dias de hoje, uma editora norte-americana bastante famosa, surgida no início do século passado. Ela trazia histórias policiais e era chamada de Detective Comics.

Com o passar do tempo, essa editora foi ganhando notoriedade, se tornou a casa do Superman, da Mulher-Maravilha e de toda aquela turma dotada de superpoderes e de roupas coloridas. Nessa época a conhecida editora já era conhecida pelo público como DC Comics.

Os Comics – ou histórias em quadrinhos, se você preferir – atravessaram os anos indo além das charges humorísticas e de narrativas de super-heróis. Elas podem apresentar histórias, novelas românticas, fatos jornalísticos, conteúdo religioso e até mesmo narrativas para um público mais adulto.

Nesse aspecto, os webcomics são uma adaptação das HQs para o formato digital. Isso ocorre por meio de histórias em quadrinhos lidas e divulgadas no meio online.

Dados sobre histórias em quadrinhos

O mundo da Publicidade sempre viu o potencial desse formato narrativo. Desse modo, não eram raras as vezes em que as histórias em quadrinhos foram usadas para vender produtos, posicionar uma marca ou fortalecer o engajamento do público.

Um exemplo disso eram as propagandas do Instituto Universal Brasileiro. À época, quem lia uma HQ do Homem-Aranha podia muito bem esbarrar em uma história abordando as qualidades e vantagens dos cursos oferecidos pela instituição.

Hoje em dia, a gente pode concluir que existem histórias em quadrinhos com os mais variados tipos de narrativas e abordagens, resultando em leitores bem segmentados.

Há nesse sentido, aquela fatia do público que lê mangás, outra parcela acompanha HQs de terror, assim como há os leitores dos Comics de super-heróis.

Origem dos Webcomics

Os Webcomics surgiram como uma maneira das HQs se adaptarem ao avanço da digitalização. Assim como outras mídias, incluindo a impressa e o audiovisual, as histórias em quadrinhos não poderiam ficar de fora da brincadeira.

Nesse aspecto, com o avanço de softwares que permite aos artistas produzirem as suas HQs, surgiram também dispositivos que viabilizam a visualização e a divulgação desses trabalhos.

Com isso, os webcomics foram ganhando mais espaço, se tornando uma mídia moderna e acessível para os leitores. Inclusive, muitas desses webcomics são disponibilizadas de forma gratuita.

No entanto, assim como ocorre com algumas plataformas de formato audiovisual (sim, estou falando do Youtube e do Twitch), é possível que artistas produtores de webcomics tenham a possibilidade de monetizar as suas obras.

Vale lembrar que assim como as histórias em quadrinhos no formato físico, os webcomics também abrangem uma variedade de temas, assuntos e estilos.


Quer saber mais sobre Quadrinhos Corporativos? Clique aqui e saiba como se destacar com diversão


Quais diferenças entre Webcomics e Webtoons

Agora que você já está familiarizado com o conceito de Webcomics, não custa saber que o universo dos quadrinhos digitais conta também com outro estilo. Estamos falando dos Webtoons.

Foram os sul-coreanos que mostraram esse primo asiático dos Webcomics. Na prática, podemos afirmar que os Webtoons são histórias em quadrinhos desenvolvidas especialmente para serem lidas em dispositivos móveis.

Mais do que isso, os Webtoons se diferenciam das HQs convencionais por contarem com um formato de rolagem verticalizado, portanto, se você tiver em mãos um Webtoon, pode esquecer aquela dinâmica horizontal.

Esse tipo de formato possibilita uma maior integração de recursos multimídia bem interessantes, incluindo aí animações e trilhas sonoras, resultando em conteúdos mais engajadores e modernos, proporcionando uma experiência de leitura única.

Também é bom lembrar que Webtoon é o nome de uma plataforma desenvolvida para hospedar e publicar esse tipo de conteúdo.

Além do mais, a diferença entre Webcomics e os Webtoons são básicas. Os Webtoons consistem em um formato basicamente destinado para a leitura digital e vertical, com espaços para detalhes multimídia.

Já o Webcomic é um termo mais abrangente e consiste em qualquer história em quadrinhos desenvolvida para o ambiente digital, mesmo que seja apenas uma adaptação do formato tradicional de papel para a tela de um PC ou dispositivo móvel.

Para você conhecer melhor como funcionam os Webtoons, vale ficar a par das suas principais características.

Detalhes multimídia

Quer criar um conteúdo em história em quadrinhos e acrescentar um vídeo de animação aqui, um arquivo de áudio ali? Os seus problemas acabaram, os Webtoons permitem essa possibilidade.

Os Webtoons podem conter elementos lúdicos, como, por exemplo, animações, efeitos sonoros, músicas e até mesmo proporcionar uma melhor interatividade com os leitores.

Engajamento com o Storytelling

Os Webtoons permitem publicação episódica, possibilitando ao autor disponibilizar capítulos sequenciais.

Essa dinâmica é interessante para a criação de campanhas publicitárias com alto potencial de engajamento, permitindo explorar e otimizar ainda mais o Storytelling e a construção de personagens, divulgação de ideias e enredos mais interessantes.

Disponibilidade de plataformas

Hoje em dia existem boas plataformas que viabilizam a produção, a hospedagem e a divulgação dos Webtoons.

O próprio site do Webtoon é uma delas. Além de disponibilizar diversos tipos de histórias dos mais variados artistas, ele também apresenta opções de publicações. Outras plataformas são:

  • Tapas
  • Fliptru
  • Funktoon
  • Line Webtoon

Para se ter ideia da importância dos Webtoons no atual contexto da cultura pop é só dar uma olhada na produção artística coreana, com os seus filmes e séries fazendo no mundo todo. Vale lembrar que muitos K-dramas (séries dramáticas coreanas) são baseadas em Webtoons.

Entre histórias de fantasia, ficção científica e dramas existenciais, há alguns bons exemplos de Webtoons, incluindo até mesmo produções nacionais. Entre elas estão:

  • Turma do mangue
  • Subhumano
  • Jungle Juice
  • Your smile is a trap
  • Seul Station Druid
  • Lookism

Benefícios da Webcomics para os negócios

Alguns dos ingredientes para que qualquer negócio seja bem sucedido, todos já conhecem. Engajamento, bom posicionamento da marca, presença digital e boa capacidade de comunicação com o público consumidor.

As receitas e dicas para dosar e utilizar todos esses ingredientes são várias. Porém, não é exagero você colocar aí na lista uma outra solução: os webcomics.

Assim como outras mídias online, a HQ Digital conta com características capazes de engajar a sua audiência, tem uma boa dinâmica para desenvolver o storytelling e se adapta aos mais variados tipos de temas.

Pautas governamentais? Um webcomic tem tudo para abordar tais assuntos. Divulgar um novo produto? Educar o público em um determinado tópico sobre o seu produto ou, quem sabe, elaborar conteúdos para o treinamento de uma equipe de funcionários?

Tudo isso pode ser sanado por meio de um webcomic. Por isso, vale ficar a par das principais vantagens que essa mídia pode oferecer. Confira!

Alta capacidade de engajamento

Imagens causam impacto no consumidor, ainda mais no mundo de hoje, em que as telas dos dispositivos móveis são onipresentes no dia a dia das pessoas. E cada pessoa é uma ilha cercada de imagens por todos os lados.

Uma prova disso é o modo como o streaming entra na rotina dos brasileiros, ditando pautas comportamentais e de consumo. E é aproveitando essa brecha que as histórias em quadrinhos digitais entram em cena.

Os webcomics, por serem visuais pela própria natureza, atraem com facilidade a atenção do público. A partir disso, elas permitem que o consumo de conteúdo seja uma experiência de entretenimento. Isso contribui para aumentar o engajamento e a interação.


Falando em streaming, clique aqui e saiba mais sobre a importância dos vídeos na Educação


Boa alternativa para fortalecer o tráfego e o SEO

E falando em engajamento, os conteúdos visuais, promovidos pelos webcomics, são uma verdadeira máquina de atrair o interesse da audiência, resultando em mais alcance da marca e otimizando o tráfego para os canais sociais da empresa.

Não custa lembrar ainda que, numa era regida por algoritmos, tudo isso gera como consequência um posicionamento mais eficiente nos sistemas de mecanismo de busca (SEO).

Versatilidade de assuntos

Esqueça aquela ideia de que HQs são o lar apenas de super-heróis e charges humorísticas. Histórias em quadrinhos comportam todo e qualquer tipo de narrativa, ficcional ou não.

Nesse contexto, não custa a gente lembrar que cursos no formato de Ensino à Distância, pautas ecológicas, divulgação de um novo produto, tudo isso e mais um pouco, cabem nos enredos de um webcomic. O que importa são os seus objetivos e um roteiro instigante.

Plataformas diversas

Os webcomics podem ser facilmente publicados em diferentes tipos de plataformas digitais, como, por exemplo, sites próprios, blogs e redes sociais. Para isso, basta estabelecer uma boa estratégia de comunicação e avaliar quais mídias são as mais adequadas para as suas demandas.

Destaque no mercado

Em um cenário onde ser visto é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, os webcomics são uma brecha para quem quer investir em uma abordagem comunicativa diferenciada e com alto poder de engajamento.

Onde o Webcomic pode ser aplicado?

Quem ainda pensa que as histórias em quadrinhos, especialmente as HQs Digitais, são um chamariz apenas para as crianças e o público infanto-juvenil, deve rever os seus conceitos.

O tipo de traço utilizado pelo artista, a coloração e a abordagem do Storytelling são apenas alguns dos detalhes usados para conferir o teor que a história necessita, transmitindo a mensagem certa para o público certo.

Em virtude disso, os Webcomics podem ser aplicados em vários tipos de projetos, conforme veremos a seguir.

Webcomics para Marketing

Em uma era em que o conteúdo reina absoluto e a presença online é o que vai definir a sobrevivência em um mercado competitivo, ter à disposição uma solução como as HQs Digitais é uma alternativa a mais.

Empresas que atuam nos mais variados segmentos podem contar com os webcomics para narrar histórias de marca, destacar conteúdos institucionais divulgando o negócio, engajar clientes de maneira criativa e investir em mensagens publicitárias menos intrusivas do que os anúncios convencionais.

Um exemplo disso é o Webcomic utilizado pela rede de supermercados Guanabara, atuante na região sul do Brasil.

Por meio da narrativa em quadrinhos, criamos uma história com um conteúdo engajador, utilizando personagens carismáticos e divulgando para o público como é a dinâmica de trabalho em diversos setores do supermercado.

Webcomics para treinamentos corporativos

O uso de imagem e da arte sequencial é uma excelente maneira de desenvolver um conteúdo educativo para os colaboradores de empresas, criando narrativas capazes de instruir, treinar e aperfeiçoar aspectos técnicos e teóricos das equipes.

Os webcomics podem ser utilizados para estruturar módulos de treinamento mais interessantes e acessíveis para os funcionários.

Um exemplo capaz de ilustrar bem essa situação é o webcomic que produzimos para uma empresa de compliance.

Por meio do material em HQ foi possível mostrar para o público leitor vários conceitos referentes a situações e dinâmicas que fazem parte do compliance de uma organização.

Webcomics para causas sociais e ambientais

Quer falar sobre pautas educativas? Quer passar uma mensagem ecológica para um público específico? Hoje em dia os temas de cunho cultural e social estão em alta no âmbito corporativo.

As empresas devem ficar a par desses assuntos para entrarem em sintonia com o seu público. E falando nisso, os webcomics mais uma vez entram em cena, mostrando serem uma excelente opção de interação e comunicação com o público.

Um dos nossos trabalhos foi uma história da companhia de águas e saneamento do Paraná (Sanepar), com uma trama destinada para um público mais infantil, abordando tópicos que salientam a importância dos cuidados com a água desde a sua origem até o seu retorno à natureza. Para isso, utilizamos as vantagens de uma HQ Digital.

Webcomics na área de Educação

Os Webcomics são um recurso interessante para transmitir conteúdos de cunho educativo, especialmente quando estamos falando sobre a produção de material para EaD.

Sendo assim, universidades, instituições de governo, escolas, alunos e profissionais da área do ensino em geral podem aproveitar ao máximo as possibilidades que essa mídia disponibiliza.

Nesse sentido, até trabalhamos como uma editora desenvolvendo esse tipo de formato, contando com estúdio próprio, conhecimento a respeito das didáticas de ensino e artistas que dominam as principais ferramentas para a elaboração de conteúdos de qualidade.


Precisa criar um e-book? Clique aqui e saiba o passo a passo para criar um


Quais etapas na criação de um Webcomic

Não pense que pelo simples fato dos Webcomics serem produtos digitais, é mais fácil produzi-los. Assim como as histórias em quadrinhos impressas, as HQs online também demandam um processo específico de produção, edição e divulgação.

Lembre-se que aquela história em quadrinhos que você lê na tela do seu smartphone ou no seu PC não surgiu por meio de uma mágica. Uma HQ Digital, seja ela com fins corporativos ou simples entretenimento, tem por trás o conhecimento e a técnicas de vários profissionais.

Essencialmente, o fluxo de produção de Webcomics conta com algumas semelhanças com a produção de histórias em quadrinhos no formato impresso.

Para você ter uma melhor noção de todo o processo de criação, vale dar uma conferida nas etapas.

·        Planejamento

Esse é o ponto de partida da produção. É nessa fase que os profissionais envolvidos irão direcionar o foco da sua criatividade.

É na etapa do planejamento que surgem algumas perguntinhas simples, porém fundamentais para guiar os rumos da história. Qual é a temática da narrativa? Quem é o público? Quantas páginas e arcos de personagens serão necessários?

O público, nesse contexto, é a engrenagem que vai azeitar a roda de produção. Ao planejar, por exemplo, uma Webcomic com fins educativos, voltada para uma instituição que atua na área da ecologia e da proteção ao meio ambiente, é necessário saber quem é a audiência.

A partir do momento que uma persona é definida, com uma faixa etária e o grau de escolaridade devidamente estabelecidos, já dá para optar pelo tipo de linguagem mais adequado e até mesmo pelo estilo do traço utilizado nas ilustrações.

Quando o público e o objetivo do Webcomic já estão definidos, se torna possível iniciar a parte mais divertida do processo: a roteirização.

·        Roteirização e Storyboard

Essa é a etapa de pôr as ideias no papel e rabiscar a história. É nessa etapa que o roteirista entra em cena e cria a história escrita, assim como os diálogos e as dinâmicas de interação.

É o roteirista, que por meio de softwares responsáveis por edição de texto e estruturação de páginas, vai apresentar o embrião da história, a “planta” onde vai ser construída a casa.

·         Ilustração e Colorização

Com base no roteiro, os desenhos passam a ser realizados, incluindo aí os primeiros esboços até chegar na arte final. Nesse sentido, todos aqueles elementos fundamentais para as histórias em quadrinhos, são inseridos.

É aí que são inseridos os diálogos, as famosas onomatopeias e, em alguns casos bem específicos, até mesmo gráficos.

Por fim, vem o processo de colorização e a inserção dos elementos textuais, como os balões de diálogo, por exemplo.

·        Pós-produção

Nessa etapa são realizadas a revisão e a edição. Quem trabalha com escrita e produção de conteúdo sabe o quanto essas duas palavrinhas são valiosas.

Graças a elas se torna possível avaliar a coerência da narrativa, detectar possíveis erros de continuidade e também os indesejáveis erros ortogramaticais.

Ainda nessa fase são realizados os ajustes finais do arquivo, o preparando para a divulgação e para que eles possam ser visualizados, de forma responsiva, em diferentes formatos de tela.

·        Publicação

Após o projeto finalizado, o Webcomic devidamente produzido e revisado, agora sim ele pode finalmente chegar ao público. Nesse caso, as redes sociais, incluindo também canais de vídeos, exercem uma importante função na divulgação desse material.

Conclusão

Mais do que simples sequências de imagens e ilustrações, os webcomics são os irmãos mais novos das já conhecidas histórias em quadrinhos.

Se no formato de mídia física as histórias em quadrinhos já eram importantes aliadas do mundo corporativo e do Marketing Digital, agora no formato online a situação não é diferente.

Por meio desse texto, a gente mostrou como os webcomics são uma solução para quem tem um negócio, quer expandir a sua marca, conquistar mais mercado, fidelizar clientes, enfim, quer ver a sua marca ficar ainda mais conhecida.

Marketing sempre foi movido por boas histórias e se a propaganda é a alma do negócio, uma história bem contada é o alicerce de uma propaganda eficiente. Isso mesmo, o bom e velho storytelling é indispensável no mundo dos negócios.

E foi justamente por proporcionar boas histórias que esse texto mostrou como os webcomics se encaixam muito bem em diversas estratégias de marketing digital.

Indo além do Marketing para vender, a gente mostrou também como os webcomics são versáteis, se tornando veículos para comunicar qualquer tipo de assunto e pautas corporativas.

Por fim, também apontamos a importância de poder contar com uma editora de webcomics, tendo à disposição profissionais e artistas aptos para usar a tecnologia a favor da criatividade, da qualidade e do profissionalismo.

E então, que tal ampliar a comunicação do seu negócio por meio de um webcomic divertido e empolgante?

Leave a Comment

5 × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.